Sabem o que são aquelas notícias breves que surgem nas primeiras ou últimas páginas das revistas e jornais com informações de utilidade? - Pois sempre gostei de as ler. São as "propulsionadoras" das notícias no formato online, práticas, rápidas, informativas e directas ao assunto.
Mas não me passa ao lado a percepção de que muitas são "atiradas" para ali só para preencher. Tal e qual como "vieram ao mundo", cruas, sem passar pelo tratamento de texto, sem passar pela confirmação das fontes. Às vezes até sem se renovarem! Quase que "puxadas a forceps". Com tanto assunto que deve existir para falar, parece que existe uma carência brutal das mesmas. A maioria destas breves não passam de publicidade das marcas aos seus produtos mas as breves que não o são não se ficam atrás na pobreza informativa.
Ora uma secção que consultei hoje numa revista foi a "Oportunidade Jovem". Supostamente tudo o que existe de momento que possa interessar a juventude terá ali espaço de divulgação. Sempre gostei de espreitar do que se tratam estas oportunidades. Vai que desta vez arrisco ir aos sites indicados pela revista. Um dos endereços NÃO EXISTE. O outro, escusado era até experimentar porque era óbvio, era o da página GERAL de um site governamental. Embora a notícia referisse uma situação em específico, o endereço facultado não era o do assunto referido. Ora, para quê precisa uma pessoa de um endereço geral? Para depois perder que tempos à procura dos links sobre o assunto referido e às tantas desistir por não o encontrar? Será que de facto existem ou a "notícia" foi especificada quando é generalizada e serviu apenas para preencher o espaço em branco?
"FAZER" notícias assim é muito fácil. É o mesmo que brincar ao cortar e colar. Só que o processo é camuflado sobre a capa de "jornalismo credível". Blhac! Já não se informa como antigamente...